Mundo

Agência internacional e Irã iniciam nova reunião sobre questão nuclear

Agência France-Presse
postado em 08/06/2012 10:31
Viena - A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e o Irã, país suspeito para o Ocidente de tentar produzir armamento nuclear, iniciaram nesta sexta-feira (8/6) novas conversações em Viena para tentar chegar a um acordo que permita, entre outros aspectos, o acesso a um local militar iraniano.



O objetivo é obter um acordo que permita explicar todas as questões apontadas em um relatório da AIEA muito crítico divulgado em novembro do ano passado. Outra reunião crucial está programada para os dias 18 e 19 de junho em Moscou entre o grupo 5%2b1 (Estados Unidos, China, Rússia, Grã-Bretanha, França e Alemanha) e o Irã.

[SAIBAMAIS]A AIEA deseja em particular obter acesso à base militar de Parchin, perto de Teerã, onde suspeita que o Irã executou testes com explosões convencionais que podem ser aplicadas no setor nuclear. O governo iraniano nega as acusações. Nesta sexta-feira, o presidente chinês, Hu Jintao, pediu ao colega iraniano Mahmud Ahmadinejad que seja "flexível e pragmático" nas conversações sobre o programa nuclear.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação