Agência France-Presse
postado em 08/06/2012 12:52
Vaticano - O secretário particular do Papa Bento XVI, Georg Ganswein, reagiu nesta sexta-feira (8/6) aos escândalos que afetam o Vaticano, destacando a figura do Sumo Pontífice, a quem chamou de homem "corajoso", que não teme o enfrentamento e tem dado um vigor renovado à Cúria.Com um artigo no jornal dos bispos italianos, Avvenire, Ganswein pede à imprensa uma revisão da visão a respeito do Papa. "Chegou o momento de submeter a imagem que alguns meios fazem dele a uma profunda revisão", afirma o religioso alemão. No momento em que o Vaticano e o Papa enfrentam novos escândalos, desta vez por roubo de documentos e a prisão do mordomo do pontífice, as mais importantes personalidades da Cúria haviam mantido, em um primeiro momento, um notável silêncio diante das revelações da imprensa.
[SAIBAMAIS]Bento XVI conseguiu em sete anos uma "revitalização da Igreja em uma época difícil e deu vigor renovado" à Cúria romana, ao mesmo tempo que "podou os ramos secos", destacou o secretário particular. Ganswein, um desconhecido até que em 2003 se tornou secretário do então cardeal prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Joseph Ratzinger, ganhou importância durante o pontificado de Bento XVI.
Dentro da hierarquia do Vaticano, ele é o superior direto do mordomo do Papa, Paolo Gabrielle, que foi detido em 23 de maio por ter roubado correspondência do Papa, justamente do escritório de Ganswein, dentro dos aposentos pontificais.