Mundo

Quatro soldados franceses da Otan são mortos no Afeganistão

Agência France-Presse
postado em 09/06/2012 10:01
CABUL - Quatro soldados franceses da Otan morreram neste sábado no Afeganistão durante um ataque insurgente em Kapisa, uma província sob controle francês, nas primeiras baixas francesas em território afegão desde a eleição de François Hollande, que fará um discurso sobre a questão nas próximas horas.

A presidência francesa confirmou as mortes e completou que cinco soldados foram feridos, três deles gravemente. O presidente Hollande programou uma "declaração solene" para este sábado sobre o Afeganistão, anunciou o governo francês.

O porta-voz da polícia de Kapisa, Ahmad Ahmadzai, o ataque teve como alvo um comboio de tropas francesas no distrito de Nijrab. Ahmadzai anunciou um balanço de seis mortos. O porta-voz dos insurgentes talibãs, Zabiullah Muyahid, afirmou que 12 franceses morreram no ataque.

De acordo com um comunicado de Muyahid, um "fedayin" (combatente suicida) detonou explosivos ao lado de uma patrulha francesa e provocou as mortes de 12 franceses e de quatro policiais afegãos.

Como é habitual, a Força Internacional da Otan no Afeganistão (Isaf) se limitou a anunciar a morte de quatro soldados internacionais no leste do país, sem revelar a nacionalidade das vítimas.

"O homem estava disfarçado de mulher, vestido com uma burca, e se aproximou das tropas francesas que patrulhavam uma localidade do distrito Nijrab quando detonou os explosivos", afirmou Sediq Sediqqi, porta-voz do ministério do Interior, que divulgou um balanço de três civis afegãos feridos.

Os talibãs geralmente exageram os números de vítimas de seus ataques. Estas foram as primeiras vítimas francesas desde 20 de janeiro, quando um homem com uniforme militar afegão abriu fogo e matou cinco soldados franceses. Quinze ficaram feridos.

Oitenta e sete soldados franceses morreram no Afeganistão, nove deles em 2012. O presidente Hollande anunciou, pouco depois da posse, a retirada de todas as tropas de combate (quase 2.000 homens) do Afeganistão até o fim de 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação