Mundo

França confirma retirada de soldados do Afeganistão em 2012

Agência France-Presse
postado em 09/06/2012 12:51
TULLE - O presidente François Hollande confirmou neste sábado que a retirada das tropas de combate francesas do Afeganistão começará em julho e terminará no fim de 2012, depois do atentado suicida que provocou a morte de quatro soldados do país na província afegã de Kapisa.

Em um discurso na cidade de Tulle (centro da França), onde participa em uma cerimônia de recordação do massacre de civis pelos nazistas em 9 de junho de 1944, Hollande anunciou ainda que uma "homenagem nacional" será prestada aos quatro militares mortos neste sábado, o que eleva a 87 as vítimas fatais entre os soldados franceses no Afeganistão desde 2001.

"O processo de saída do Afeganistão começará em julho, mas será acelerado e completado no fim do ano de 2012", disse Hollande, que fez da retirada das tropas uma promessa de campanha.

"Até lá, devemos fazer tudo para que nossas tropas cumpram com suas obrigações, mas com um nível mais elevado de segurança e a maior vigilância com a vida dos soldados. Me comprometo com isto e garantirei esta operação", disse Hollande.

O chefe de Estado francês recordou que a missão das tropas francesas "consiste em permitir aos afegãos reconquistar o mais rápido possivel sua soberania, dentro de uma transição que deve ser feita de forma ordenada e rápida".

Hollande expressou a gratidão, dele e de toda a nação, aos soldados. "Saúdo sua devoção e coragem, sei do caráter das tropas francesas no Afeganistão, e envio às famílias a mensagem de solidariedade e de apoio do povo francês".

De acordo com o presidente, os feridos serão repatriados o mais rápido possível. Quatro soldados franceses da Otan morreram neste sábado no Afeganistão durante um ataque insurgente em Kapisa, uma província sob controle francês, nas primeiras baixas francesas em território afegão desde a eleição de Hollande.

A presidência francesa confirmou que cinco soldados foram feridos, três deles gravemente. O porta-voz da polícia de Kapisa, Ahmad Ahmadzai, disse que o ataque teve como alvo um comboio de tropas francesas no distrito de Nijrab.

Ahmadzai anunciou um balanço de seis mortos. O porta-voz dos insurgentes talibãs, Zabiullah Muyahid, afirmou que 12 franceses morreram no ataque. De acordo com um comunicado de Muyahid, um "fedayin" (combatente suicida) detonou explosivos ao lado de uma patrulha francesa e provocou as mortes de 12 franceses e de quatro policiais afegãos.

Como é habitual, a Força Internacional da Otan no Afeganistão (Isaf) se limitou a anunciar a morte de quatro soldados internacionais no leste do país, sem revelar a nacionalidade das vítimas.

"O homem estava disfarçado de mulher, vestido com uma burca, e se aproximou das tropas francesas que patrulhavam uma localidade do distrito Nijrab quando detonou os explosivos", afirmou Sediq Sediqqi, porta-voz do ministério do Interior, que divulgou um balanço de três civis afegãos feridos.

Os talibãs geralmente exageram os números de vítimas de seus ataques. Estas foram as primeiras vítimas francesas desde 20 de janeiro, quando um homem com uniforme militar afegão abriu fogo e matou cinco soldados franceses. Quinze ficaram feridos.

Oitenta e sete soldados franceses morreram no Afeganistão, nove deles em 2012. O presidente Hollande anunciou, pouco depois da posse, a retirada de todas as tropas de combate (quase 2.000 homens) do Afeganistão até o fim de 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação