Bagdá - Pelo menos 49 pessoas morreram e 150 ficaram feridas nesta quarta-feira (13/6) em uma série de atentados com bomba em Bagdá e outras cidades do Iraque, no momento em que a comunidade xiita se prepara para recordar a morte de um dos principais imãs de sua religião. Esta é a onda de ataques mais violenta desde 20 de março, quando atentados similares mataram 50 pessoas.
A quarta-feira registrou 29 ataques em Bagdá, Hilla, Kerbala, Azizia, Balad, Baaquba (centro do país), Kirkuk e Mossul (norte). Doze atentados foram cometidos com carros-bomba e 14 com bombas. Em Bagdá e Baaquba aconteceram três ataques armados. O atentado mais violento aconteceu na cidade de Hilla, centro do Iraque, a 95 km de Bagdá, onde as explosões de dois carros-bomba provocaram as mortes de 19 pessoas e deixaram 38 feridos.
Em Bagdá, onde explodiram três carros-bomba, 18 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas. Os atentados coincidem com a preparação em Bagdá da celebração do aniversário da morte de Mussa al-Kazem, o sétimo dos 12 imãs venerados pelos xiitas duodecimanos, a maior tendência da religião xiita.