Mundo

Usina da Vale em Nova Caledônia suspende operações por tempo indeterminado

Agência France-Presse
postado em 14/06/2012 09:13
Numea - A estação de tratamento de níquel da empresa brasileira Vale em Nova Caledônia, arquipélago francês do Pacífico, suspendeu suas operações por vários meses após um acidente ocorrido em maio na unidade de produção de ácido sulfúrico, informou a imprensa local nesta quinta-feira (14/6).



"Precisamos pedir um certo número de peças, e por isso estimamos que o tempo para a reparação (...) se estenderá até o fim do ano", disse ao jornal Nouvelles Calédoniennes o executivo Yves Roussel, diretor da Vale-Nova Caledônia. No início de maio, toneladas de ácido sulfúrico vazaram da usina devido à presença de água nos circuitos de produção, em um acidente que motivou a corrosão de muitas tubulações.

[SAIBAMAIS]Mais tarde, a produção desta gigantesca usina hidrometalúrgica de níquel, que utiliza o ácido sulfúrico em seu processo industrial, precisou interromper suas operações. A gigante mineradora brasileira havia colocado como objetivo produzir 20 mil toneladas de níquel em 2012. A metade seria em NHC (Nickel Hydroxide Cake), vendido principalmente à Austrália, e a outra metade em óxido de níquel.

A usina de Nova Caledônia tem uma capacidade de produção de 60 mil toneladas de níquel e de 4.000 toneladas de cobalto, uma capacidade máxima que a empresa esperava alcançar no fim de 2013.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação