Mundo

Suprema Corte egípcia mantém candidatura do ex-premiê de Mubarak

Agência France-Presse
postado em 14/06/2012 09:57
Manifestantes carregam cartaz com imagem de protesto contra o candidato presidencial Ahmed Shafiq, ex-primeiro-ministro do presidente deposto Hosni Mubarak
Cairo - O Alto Tribunal Constitucional do Egito decidiu nesta quinta-feira invalidar uma lei que proíbe aos ex-altos funcionários do regime de Hosni Mubarak disputar as eleições, o que permitirá que Ahmed Shafiq seja candidato nas presidenciais que serão realizadas neste fim de semana.

Ahmed Shafiq, último primeiro-ministro de Mubarak, enfrentará no segundo turno das persidenciais, em 16 e 17 de junho, Mohamed Mursi, candidato da Irmandade Muçulmana. Por outra parte, a Suprema Corte também decidiu que a lei que rege as eleições legislativas, nas quais os islamitas levaram a maior parte das cadeiras, é inconstitucional.

A Corte considerou inconstitucionais alguns artigos de lei relativos às eleições legislativas que se referem aos votos atribuídos pelo sistema de eleição uninominal, o que afeta um terço dos deputados, indicou a agência Mena. O resto dos votos foi atribuído por um sistema de listas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação