Mundo

Estados Unidos vigiarão projeto de Venezuela e Irã para fabricar aviões

Agência France-Presse
postado em 14/06/2012 19:24
Washington - Os Estados Unidos vigiarão os projetos conjuntos de Venezuela e Irã para fabricar drones, declarou nesta quinta-feira (14/6) a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, que classificou esta possibilidade de "extravagante".

"Os venezuelanos e iranianos dão muitas declarações extravagantes. Nossa preocupação óbvia seria a violação de qualquer sanção internacional contra o Irã, e acompanharemos de perto como tudo isso avança", disse Victoria em entrevista coletiva.



O líder venezuelano, Hugo Chávez, disse ontem, durante uma exibição do primeiro avião não-tripulado venezuelano, que pensa em construir uma fábrica de drones com a colaboração do Irã, entre outros.

"É um dos três aviões que já fabricamos e continuaremos fabricando aqui, não apenas para o uso militar. Muitos destes aparelhos são para o uso civil", afirmou o presidente.

O avião foi montado com peças fabricadas na Venezuela e construído por engenheiros militares capacitados no Irã, informaram fontes venezuelanas. A Venezuela é o principal aliado do Irã na América Latina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação