Mundo

Estados Unidos fornecem equipamentos de comunicação à oposição síria

Agência France-Presse
postado em 14/06/2012 20:00
Washington - Os Estados Unidos reconheceram nesta quinta-feira (14/6) que fornecem equipamentos de comunicação e outras formas de assistência a membros da "oposição pacífica" na Síria, país atualmente mergulhado em uma violenta insurgência que já causou milhares de mortes.

A porta-voz do departamento de Estado, Victoria Nuland, afirmou que a ajuda envolve "majoritariamente a área das comunicações" e que faz parte do auxílio "não letal" dirigido aos sírios que vivem sob o regime de Bashar al-Assad e de um esforço global para promover a liberdade na Internet.

A funcionária informou que a assistência aos opositores sírios é "projetada para ajudar aqueles que estão submetidos à intromissão governamental, à interrupção por parte do governo de sua capacidade para se comunicar entre si, com o objetivo de apoiar a unidade entre a oposição pacífica".

[SAIBAMAIS]Nuland se recusou a dar detalhes sobre a ajuda, mas uma fonte próxima ao caso garantiu que inclui equipamentos de software que operam de forma anônima e telefones por satélite com GPS "para documentar a localização das atrocidades".

Nuland pontuou que as iniciativas para o livre acesso à Internet são parte de "programas que fazemos ao redor do mundo e que implementamos com os sírios e muitos, muitos outros países ao longo do tempo".



Os Estados Unidos gastaram 76 milhões de dólares desde 2008 nesse tipo de iniciativas mundiais, e gastará outros 25 milhões este ano.

A revista americana Time disse esta semana que o Departamento de Estado estava fornecendo formação em tecnologia de comunicações e outros tipos de ajuda aos dissidentes sírios, através de pequenas ONGs.

Quando perguntaram a Nuland sobre esta informação, disse que era "enormemente exagerada".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação