Mundo

Estados Unidos já venderam 50 bilhões de dólares em armas em 2012

Agência France-Presse
postado em 14/06/2012 21:43
Washington - As vendas militares dos Estados Unidos ao estrangeiro desde o início do ano fiscal de 2012 atingiram o recorde de 50 bilhões de dólares, graças aos acordos com Arábia Saudita e Japão para a aquisição de caças, informou nesta quinta-feira (14/6) uma fonte oficial.

"Hoje posso confirmar que se trata de um ano recordista para as vendas militares ao exterior. Já ultrapassamos os 50 bilhões de dólares em vendas no ano fiscal de 2012", que termina no dia 30 de setembro, explicou em entrevista coletiva Andrew Shapiro, subsecretário de Estado para Assuntos político-militares.

As vendas de material militar a outros países verificou um aumento de 70% sobre o período anterior.

Shapiro destacou que o governo americano espera vender à Índia 22 helicópteros de ataque Apache, por 14 bilhões de dólares, o que aumentará o valor registrado até o momento.

"Evidentemente, a venda à Arábia Saudita foi muito significativa", explicou o especialista, ao citar os 29,4 bilhões de dólares, que incluem 84 caças F-15SA construídos pela Boeing.

"Mas as cifras também incluem a venda do Joing Strike Fighter ao Japão, totalizando 10 bilhões de dólares", acrescentou Shapiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação