Mundo

Israel cria comissão ministerial sobre colônias na Cisjordânia

Agência France-Presse
postado em 17/06/2012 11:40
Jerusalém - O governo de Israel aprovou neste domingo a criação de uma comissão ministerial, dirigida pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que se encarregará de fixar a política do governo sobre a construção de colônias na Cisjordânia, informou um comunicado. A comissão será formada pelo ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, o chefe da diplomacia, Avigdor Lieberman, e o vice-premiê Shaul Mofaz, assim como outros sete ministros.

Barak e Mofaz votaram contra a criação desse organismo, mas isso não impedirá que façam parte dele. Outros dois ministros também se opuseram à comissão. Na semana passada, Benjamin Netanyahu prometeu construir centenas de moradias na Cisjordânia para compensar a futura retirada de cinco edifícios construídos em terrenos privados palestinos na colônia de Beit El, perto da cidade palestina de Ramallah.



O primeiro-ministro também aprovou a venda de terrenos para construir 551 moradias em outras colônias da Cisjordânia. No total, mais de 340.000 colonos israelenses vivem na Cisjordânia e outros 200.000 nos bairros de colonização de Jerusalém Oriental. A colonização, que muitos países do mundo consideram ilegal, é um dos principais obstáculos para as negociações de paz entre israelenses e palestinos, suspensas desde setembro de 2010.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação