Mundo

François Hollande pode governar sem precisar fazer acordo com outras siglas

Renata Tranches
postado em 18/06/2012 07:44
Socialistas e coligados ao presidente François Hollande conquistaram 314 cadeiras na Assembleia Nacional da FrançaO Partido Socialista (PS), do presidente François Hollande, superou as expectativas e conquistou a maioria absoluta no parlamento francês nas eleições legislativas de ontem, marcadas também pela volta da extrema direita à Casa. O resultado permitirá ao presidente governar com tranquilidade, sem nem mesmo precisar fazer acordos com aliados à sua esquerda. O partido amargou, porém, a derrota de Ségol;ne Royal, um de seus mais importantes nomes e o mais cotado para presidir a Assembleia Nacional (Câmara baixa). Derrota ainda para outros dois políticos franceses de peso: o centrista François Bayrou e a ultradireitista Marine Le Pen, apesar do regresso histórico da Frente Nacional (FN) ao legislativo.

Segundo os resultados divulgados ontem, os socialistas e coligados conseguiram 314 deputados, número bem acima dos 289 necessários para a maioria absoluta. O PS poderá então dispensar o apoio dos verdes (EELV), que conseguiram 17 assentos, e da Frente de Esquerda, que não obteve o desempenho esperado e alcançou apenas 10 mandatos. O conservador UMP, do ex-presidente Nicolas Sarkozy, perdeu mais de 100 membros. Pelo resultado de ontem, o partido, que passa pela primeira vez à condição de opositor, alcançou 215 assentos. Na legislatura passada, esse número era de 320. O centrista MoDem obteve duas vagas, mesma quantidade da FN. Dois recordes chamaram a atenção no processo eleitoral. O primeiro deles foi o de abstenção, estimado em 44%. O outro é o provável número de mulheres a assumir uma vaga na assembleia: 108.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação