Mundo

China realiza primeiro acoplamento espacial automático em missão tripulada

Agência France-Presse
postado em 18/06/2012 08:43
Pequim - Dois astronautas chineses entraram nesta segunda-feira (18/6) pela primeira vez a bordo do módulo espacial Tiangong-1 ("Palácio celeste"), cerca de três horas depois do acoplamento em órbita de sua nave Shenzhou IX, lançada no sábado da base de Jiuquan, a noroeste da China.

A China realizou de forma bem-sucedida nesta segunda-feira seu primeiro acoplamento espacial com astronautas a bordo, em modo automático, cerca de sete meses depois de ter realizado esta proeza técnica com duas naves sem tripulação, indicou o canal de televisão nacional chinês CCTV.

[SAIBAMAIS]A Shenzhou ("Nave divina") IX, com dois homens e uma mulher a bordo, se acoplou ao módulo Tiangong-1 ("Palácio celeste") pouco depois das 6h GMT (3h de Brasília) desta segunda-feira, segundo as imagens divulgadas pela CCTV. Durante esta missão, que durará 13 dias, a tripulação da Shenzhou terá que atracar de forma manual, o que será uma novidade para a China.

Também é a primeira vez que astronautas entram no Tiangong-1 desde o lançamento deste primeiro módulo da estação orbital chinesa, no dia 29 de setembro passado, permitindo, assim, que se desloquem no interior deste embrião de estação espacial. Mas a principal tarefa da tripulação da Shenzhou IX durante esta missão de 13 dias será o acoplamento manual.



Segundo informações da imprensa, Shenzhou IX e Tiangong-1 devem permanecer unidos durante seis dias antes de se separar para preparar posteriormente este acoplamento a cargo da tripulação, uma técnica que pode resultar necessária em caso de falha dos sistemas automáticos. A tripulação ensaiou a manobra 1.500 vezes em terra, ação delicada quando as duas naves giram ao redor da Terra a 28.000 km/h e que podem ser destruídas mutuamente em caso de colisão.

O domínio da técnica de acoplamento espacial em órbita ao redor da Terra é uma etapa crucial na conquista do espaço, já adquirida pelos russos e pelos americanos nos anos 1960. No dia 3 de novembro passado, a nave sem tripulação Shenzhou VIII foi se acoplar à Tiangong-1 pela primeira vez, antes de se separar do módulo e renovar a operação onze dias depois.

Entre os três astronautas a bordo da Shenzhou IX encontra-se Liu Yang, a primeira mulher chinesa enviada ao espaço e que provavelmente se tornará uma heroína para mais de 1,3 bilhão de seus cidadãos. Liu, piloto de caça de 33 anos com 1.680 horas de voo, formada desde 2010 para ser astronauta, dirigirá experiências científicas no campo médico e outros testes durante a missão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação