Mundo

Chávez nega possibilidade de debater com rival antes das eleições

Agência France-Presse
postado em 19/06/2012 10:03

Caracas - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, negou nessa segunda-feira (18/6) a possibilidade de participar de um debate com o candidato opositor Henrique Capriles Radonski, seu principal desafiante para as presidenciais de outubro, a quem acusou de não ter ideias.

"Um debate, mas com quem? Um debate com quem?", disse Chávez para responder a pergunta de uma jornalista sobre se consideraria participar de um debate com Capriles para que os dois apresentassem ao país os principais pontos de seus programas de governo para o período 2013-2019.

"Teria muita vergonha de uma coisa dessas, porque ali o que há é nada", disse Chávez referindo-se a seu opositor. "Isso seria como colocar Cassius Clay em seus melhores momentos para lutar com (o vice-presidente do partido de governo) Diosdado Cabello em seu melhor momento, que foi boxeador uma época", completou o presidente. "Ali não há nada, não há nada a debater, ali não há ideia, é o nada", disse Chávez sobre Capriles, um ex-governador de 39 anos que foi eleito em fevereiro em inéditas primárias como candidato único da oposição.

[SAIBAMAIS]"O grande debate é o que se faz nas ruas, nas casas do povo, nas comunidades, o resto é nada", insistiu Chávez, que também disse desejar ter como competidor alguns ex-presidentes venezuelanos, como Rafael Caldera ou Rómulo Betancourt, o quais chamou de "políticos de verdade". Chávez, de 57 anos e que se recupera da recorrência de um câncer do qual padece desde 2011, buscará nas eleições de 7 de outubro um terceiro período de seis anos à frente do governo venezuelano.



O candidato opositor reagiu em sua conta no Twitter e chamou o presidente Chávez de "candidato do atraso". "O candidato do atraso nunca poderia debater com alguém, ele sabe apenas insultar e desqualificar, discurso desgastado e tedioso", escreveu Capriles, candidato da Mesa da Unidade Democrática (MUD).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação