Agência France-Presse
postado em 19/06/2012 15:43
Cidade do Vaticano - A burocracia, o consumismo e os escândalos figuram entre os principais obstáculos que impedem o homem moderno de viver na fé católica, afirma um documento de trabalho apresentado nesta terça-feira (19/6) no Vaticano para lançar uma "nova evangelização".Realizado a partir de um questionário com 71 perguntas enviadas a todas as conferências episcopais do mundo, o chamado "Instrumentum laboris" enumera os obstáculos existentes na sociedade moderna para divulgar o Evangélio.
[SAIBAMAIS]O documento servirá de base para o sínodo de bispos que se realizará no Vaticano de 7 a 28 de outubro sob o lema "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã".
Entre os grandes males detectados também figuram "a burocratização excessiva das estruturas eclesiásticas, as celebrações litúrgicas formais e os ritos ritos repetidos por costume e sem um sentimento profundo, o que afasta as pessoas".
Igualmente se menciona a "falta de vocação", "o consumismo e o hedonismo" entre os grandes males do mundo contemporâneo.