Agência France-Presse
postado em 19/06/2012 19:37
Washington - A Rússia enviará três navios com mantimentos e militares para proteger o porto sírio de Tartus, onde funciona a única base naval russa no Mediterrâneo, informou nesta terça-feira (19/6) um porta-voz do Pentágono.O capitão da Força Naval, John Kirby, declarou à imprensa que os Estados Unidos não têm informação diferente da que os navios russos transportarão apenas material "para o abastecimento e a proteção de sua base". "Seguimos preocupados por qualquer ajuda que o regime (do presidente sírio, Bashar al Assad) possa receber de países ou forças estrangeiras", destacou Kirby.
[SAIBAMAIS]O porta-voz do Pentágono garantiu que entre os três navios não está o cargueiro russo MV Alaed, suspeito de transportar para a Síria helicópteros de combate Mi-25, obrigado a retornar quando estava na costa escocesa por ter seu seguro cancelado por uma empresa britânica.
Um oficial do Estado-Maior russo, citado pela agência Interfax, revelou na segunda-feira que "dois grandes navios, o Nikolai Filtshenkov e o Cesar Kunikov", seguiriam para o porto de Tartus com um grande número de militares a bordo. "Caso seja necessário, esta missão vai garantir a segurança dos cidadãos russos e evacuar parte do equipamento" da Rússia em Tartus, precisou o oficial.