Mundo

Assange descumpre termos da liberdade condicional e pode ser detido

Agência France-Presse
postado em 20/06/2012 09:26
Apoiadores de Julian Assange protestam em frente à embaixada do Equador, onde o fundador do Wikileaks busca asilo político
Londres - O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, refugiado na embaixada do Equador em Londres à espera da análise de um pedido de asilo político, se expõe a uma detenção depois de ter violado os termos da liberdade condicional, anunciou a polícia britânica.

[SAIBAMAIS]Uma porta-voz da Scotland Yard recordou que entre as condições estava a permanência em um endereço pré-determinado entre as 22h00 e as 8h00 locais. "Os agentes conhecem sua localização na embaixada do Equador em Hans Crescent, Londres", completou. "Ele está exposto agora a uma detenção pelo não cumprimento das condições", disse. A mãe de Assange, Christine Assange, afirmou que o pedido de asilo político do filho é um "último esforço desesperado.

Assange provocou uma situação dramática ao entrar na terça-feira na embaixada do Equador, país ao qual solicitou asilo político depois de ter esgotado, em 18 meses de batalha jurídica na Grã-Bretanha, todos os recursos possíveis para escapar do pedido de extradição na Suécia. "É um último esforço desesperado, porque ele é um preso político", declarou a australiana Christine Assange. Ela disse ainda que não tem dúvidas sobre uma intimidação dos Estados Unidos sobre o Equador.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação