Mundo

Polícia britânica diz que criador do site Wikileaks poderá ser preso

postado em 20/06/2012 10:10
A polícia britânica disse que o criador do site de denúncias Wikileaks, Julian Assange, poderá ser preso. Acusado de ter cometido crimes sexuais, Assange enfrenta um processo de extradição para a Suécia e se refugiou na Embaixada do Equador em Londres, onde pediu asilo político.

[SAIBAMAIS]De acordo com policiais, ele rompeu os termos de sua fiança, cujas condições impõem a permanência no endereço em que reside entre as 22h e as 8h. O criador do Wikileaks passou a noite da última terça-feira (19/6) na embaixada equatoriana.

O governo britânico disse que a despeito de Assange ter infringido os termos da fiança, a polícia não poderá agir enquanto ele estiver dentro da embaixada, que é inviolável. Uma porta-voz do governo informou que as autoridades do país estão trabalhando com seus colegas equatorianos a fim de resolver o assunto o mais rápido possível.



O site Wikileaks ganhou repercussão mundial ao vazar uma série de documentos confidenciais de governos e empresas na internet. Em um deles, divulgado recentemente, os Estados Unidos se mostram contrários, tanto durante a administração de George W. Bush quanto a de Barack Obama, à ideia de o Brasil convocar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio%2b20, que está sendo realizada esta semana no Rio de Janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação