Mundo

Esquerda moderada da Grécia apoiará coalizão liderada pela direita

Agência France-Presse
postado em 20/06/2012 11:38
Atenas - O líder da esquerda moderada grega, Fotis Kuvelis, afirmou nesta quarta-feira que seu partido dará um voto de confiança ao governo de coalizão planejado pelo líder conservador Antonis Samaras, vencedor das eleições de domingo, e os socialistas.

[SAIBAMAIS]"Decidimos dar nosso voto de confiança ao novo governo", declarou Kuvelis após uma reunião com Samaras. "Acredito que até a noite teremos um acordo sobre o programa de governo", completou. Vencedor das eleições legislativas de domingo com o partido conservador Nova Democracia, mas sem ter conseguido maioria absoluta, Samaras mantém desde segunda-feira negociações com Kuvelis e com Evangelos Venizelos, líder do partido de esquerda Pasok.

Os três partidos, favoráveis ao acordo da Grécia com os credores europeus, já manifestaram um acordo de princípio sobre a urgência de uma aliança governamental para tirar o país da grave recessão com uma "renegociação do memorando", o plano de austeridade decidido pelos credores.



Assim como o Nova Democracia e os socialistas do Pasok, Kuvelis deseja uma renegociação do plano de ajuste orçamentário imposto como condição para obter empréstimos. Em resumo, os três partidos desejam dar mais flexibilidade ao plano de austeridade. "O programa de governo, que está sendo negociado, deve tirar o país dos termos dolorosos impostos à sociedade grega", disse Kuvelis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação