Jornal Correio Braziliense

Mundo

Parlamento paquistanês é convocado para eleger novo primeiro-ministro

Islamabad - O presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, convocou uma reunião do Parlamento na sexta-feira (22/6) para eleger um novo primeiro-ministro, anunciou nesta quarta-feira (20/6) uma autoridade governamental.

[SAIBAMAIS]O novo chefe de governo terá que substituir Yusuf Raza Gilani, destituído na terça-feira pela Suprema Corte por ter rejeitado, como ela pedia, reabrir o processo por corrupção contra o presidente Zardari. A destituição de Gilani, chefe de governo desde a chegada ao poder de Zardari, em 2008, aumenta a instabilidade política de um governo que enfrenta a violenta rebelião islamita, dirigida pelos talibãs aliados da Al-Qaeda, e uma grave crise econômica.

Depois desta destituição, o Partido do Povo Paquistanês (PPP) de Zardari e Gilani, que dirige a coalizão no poder, tinha a opção de aceitar o veredicto e nomear outro de seus dirigentes em substituição de Gilani, ou questioná-lo, iniciando uma dura disputa com a justiça.

Zardari, muito impopular e apelidado de "Senhor 10%", em referência às múltiplas suspeitas de corrupção que pesam contra ele, iniciou na noite de terça-feira consultas com os dirigentes do PPP e com outros membros da coalizão. Ao desclassificar Gilani, a Suprema Corte apontava diretamente para Zardari.



A mais alta jurisdição do país exige que sejam reabertos os julgamentos contra o presidente Zardari por suposto desvio de fundos públicos no valor de 12 milhões de dólares, no qual também está envolvida sua esposa Benazir Bhutto quando era primeira-ministra (1988-90 e 1993-96) e um de seus ministros.