Mundo

Cuba denuncia censura da Google a bloqueio de serviço de estatísticas

Agência France-Presse
postado em 20/06/2012 12:25
Havana - Cuba denunciou o fechamento, por parte do Google, do acesso da ilha ao serviço de estatísticas Analytics, classificando a medida como "escandalosa censura".

[SAIBAMAIS]"Escandalosa censura de Google a Cuba: mídias e blogueiros da ilha não podem ter acesso às estatísticas do serviço Google Analytics", destaca o site estatal Cubadebate, destacando que, quando um usuário tenta acessar o serviço, é redirecionado para uma página do Departamento do Tesouro americano que vigia o cumprimento das sanções estabelecidas pelo embargo dos Estados Unidos contra a ilha.

A medida afeta os sites do governo comunista e os blogueiros oficialistas, mas também prejudica os blogs opositores como a da premiada Yoani Sánchez. "Como toda empresa americana, cumprimos com os controles de exportações dos Estados Unidos e as sanções que nos limitam o fornecimento de certos serviços em certos países", indicou o Google em uma mensagem enviada por e-mail.



"Para cumprir com essas leis, nossas regras de serviço sempre proibiram a utilização do Google Analytics em países sancionados", acrescentu a empresa. A lista de países onde os produtos e serviços do Google são submetidos a sanções incluem Cuba, Mianmar, Irã, Síria, Sudão e Coreia do Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação