Mundo

Ex-premier romeno condenado por corrupção tenta suicídio após veredicto

Agência France-Presse
postado em 20/06/2012 18:55

[FOTO1]

Bucareste - O ex-primeiro-ministro romeno Adrian Nastase, condenado nesta quarta-feira (20/6) a dois anos de prisão em regime fechado por corrupção, tentou cometer suicídio horas após o veredicto, anunciou o procurador-geral em um comunicado.

Jornalistas diante da residência de Nastase viram o ex-premier sair inconsciente em uma maca para ser levado por uma ambulância.

Nastase, 61 anos, ex-primeiro-ministro social democrata entre 2000 e 2004, foi acusado no último ano de mandato de obter ilegalmente 1,5 milhão de euros para a campanha eleitoral junto a empresas e executivos convidados a participar do simpósio denominado "Troféu da Qualidade".

"A Corte mantém a pena de dois anos de prisão", declarou a magistrada Marcela Radu ao ler o veredicto após seis horas de deliberações.

Nastase sempre afirmou ser vítima de julgamento político e nesta quarta-feira não compareceu ao tribunal para ouvir o veredicto.


Após a decisão, Nastase tinha apenas 24 horas para se apresentar à polícia e ser preso.

O ex-premier é o mais alto dirigente político condenado por corrupção na Romênia desde o final da era comunista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação