Mundo

Decisão do Equador sobre pedido de asilo de Assange sairá em 24 horas

Agência France-Presse
postado em 20/06/2012 20:59
Sydney - Uma decisão sobre o destino do australiano Julian Assange, fundador do site WikiLeaks, será tomada no prazo de 24 horas, declarou nesta quinta-feira (horário local) o vice-ministro equatoriano das Relações Exteriores, Marco Albuja.

"Até amanhã, não podemos divulgar a decisão", disse Albuja à Australian Broadcasting Corporation (ABC). "O governo está considerando sua posição, e o presidente nos dará instruções amanhã."

[SAIBAMAIS]Assange, 40, refugiou-se ontem na embaixada do Equador em Londres, onde pediu asilo político, em uma tentativa de evitar sua extradição para a Suécia, onde é procurado por supostos crimes sexuais.

O fundador do WikiLeaks nega as acusações de agressão sexual feitas por duas ex-voluntárias do site, e afirma que as manobras com o objetivo de enviá-lo para a Suécia têm motivação política.

Assange, que publicou milhares de documentos confidenciais dos Estados Unidos, país que o investiga por suposta espionagem, acredita que o objetivo final das manobras é entregá-lo para autoridades americanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação