Mundo

Dois combatentes do Hamas são encontrados mortos em túnel na Faixa de Gaza

Agência France-Presse
postado em 21/06/2012 11:52
Gaza - Dois combatentes do Hamas foram encontrados asfixiados nesta quinta-feira em um túnel bombardeado pelo Exército israelense, anunciou o movimento islamita palestino, o que eleva para dez o número de palestinos mortos em quatro dias na Faixa de Gaza.

As duas vítimas são originárias de Jabaliya (norte da Faixa de Gaza). Em um comunicado distinto, o movimento reivindicou os disparos desde do início do confronto de segunda-feira de "120 foguetes contra posições militares do inimigo". "Dois mártires, Thaer Mohammad al-Bik, um comandante local de 30 anos, e Mohammad Zuheir al-Khaldi, de 26 anos, foram encontrados asfixiados por gás em um túnel da resistência atingido por um bombardeio sionista há dois dias", afirmaram as Brigadas Ezzedine al-Qassam, braço armado do Hamas.



Enquanto isso, a calma parecia restabelecida entre os grupos armados palestinos e o Exército israelense, sem ataques aéreos registrados em Gaza nesta quinta-feira e com apenas dois foguetes disparados em direção a Israel, contra cerca de 60 na véspera, segundo uma porta-voz militar israelense.

;Cúpula de ferro;

Dez foguetes foram disparados durante a madrugada a partir de Gaza sem deixar vítimas, incluindo um interceptado por uma bateria do sistema antimísseis "Cúpula de ferro", segundo o Exército israelense. O Hamas, no poder em Gaza, se disse na quarta preparado para recuperar uma trégua com Israel sob mediação egípcia, contanto que o governo israelense "se comprometa com o fim de seus crimes".

O enfrentamento armado entre Israel e o Hamas provocou a morte de dez palestinos em quatro dias nos ataques aéreos israelenses contra Gaza, enquanto os disparos de foguetes contra Israel deixaram quatro feridos entre os soldados mobilizados na fronteira e causaram danos materiais. Há mais de um ano, o Hamas respeitava uma trégua com Israel, mantendo-se afastado das ações hostis de outras facções armadas de Gaza, como a Jihad Islâmica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação