Agência France-Presse
postado em 21/06/2012 19:05
Jerusálem - O presidente russo, Vladimir Putin, realizará na próxima semana visitas a Israel, aos territórios palestinos e à Jordânia, em uma turnê pouco comum do líder russo na região.Putin, que estará acompanhado por uma delegação de 300 pessoas, chegará a Israel na segunda-feira, 25 de junho, para uma visita de Estado, segundo um comunicado da Presidência do Estado hebreu.
Assim que chegar, Putin se dirigirá a Netanya, ao norte de Tel Aviv, para inaugurar um monumento em memória dos soldados do Exército Vermelho que contribuíram para a vitória contra a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Putin também almoçará em Jerusalém com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu. À noite, ele se reunirá com o presidente Shimon Peres e participará de um jantar de gala na Presidência israelense.
Na terça-feira viajará a Belém, na Cisjordânia, para inaugurar um centro cultural russo. Segundo uma fonte da Presidência da Autoridade Palestina e do Kremlin, Putin se reunirá no mesmo dia com o presidente Mahmud Abbas em Ramallah, Cisjordânia.
O presidente russo viajará depois para a Jordânia para se reunir com o rei Abdullah II. Esta será a primeira visita de Putin ao Oriente Médio desde a sua reeleição à Presidência em maio.
Em abril de 2005, Putin foi o primeiro líder do Kremlin a realizar uma visita de Estado a Israel desde a criação do Estado hebreu em 1948.
Israel e Rússia mantêm estreitas relações, em especial devido à presença em Israel de uma comunidade de mais de um milhão de pessoas originárias da ex-URSS.