Mundo

Congresso do Paraguai anuncia veredicto do caso do presidente nesta sexta

postado em 22/06/2012 08:20
Deputados debatem o afastamento do presidente, em Assunção: 66 votos a favor do impeachment e apenas um contra
O massacre de Curuguaty, no Paraguai, que deixou 17 pessoas mortas na sexta-feira passada, deflagrou um julgamento político relâmpago que pode custar o cargo do presidente paraguaio, Fernando Lugo. Menos de 48 horas separam o pedido de impeachment ; apresentado pelo conservador Partido Colorado (de oposição), na noite de quarta-feira ; do veredicto. O parlamento, transformado em um tribunal sumário, deve proferir a sentença às 16h30 desta sexta-feira (22/6) (17h30 em Brasília). Envolta em tensão, com as ruas do centro fechadas, a capital, Assunção, é palco do que líderes como o boliviano Evo Morales chamam de ;golpe de Estado;.


Lugo já avisou que não abandonará o poder. ;Este presidente não vai apresentar renúncia ao cargo e se submete com absoluta obediência à Constituição e às leis, para enfrentar o julgamento político com todas as suas consequências;, afirmou. ;Denuncio ante o povo que sua vontade está sendo alvo de um ataque;, acusou. A iniciativa mobilizou a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) a enviar seus 12 chanceleres ao país, inclusive o brasileiro Antonio Patriota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação