Mundo

China propõe fórum de cooperação política e econômica com América Latina

Agência France-Presse
postado em 26/06/2012 19:52
Santiago - O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, propôs nesta terça-feira (26/6) a criação de um fórum de cooperação entre China, América Latina e Caribe de "nível mais elevado", que intensifique e aprofunde as relações políticas e econômicas do gigante asiático com a região.

"A China propõe criar o Fórum de Cooperação China, América Latina e Caribe, tendo em vista instituir uma plataforma de nível mais elevado, e para reforçar a cooperação geral entre as partes", disse Wen em um discurso na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), durante sua visita ao Chile.

O primeiro-ministro chinês assegurou que seu país "está disposto a estabelecer um mecanismo de diálogo periódico no nível de chanceleres da troika da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e convocar a primeira reunião de tal mecanismo ainda este ano".

Segundo Wen, a América Latina e a China encontram-se em uma fase de desenvolvimento semelhante, com interesses comuns, que possibilitam uma maior cooperação baseada no respeito mútuo.



O funcionário pediu para combater o protecionismo, aumentar as trocas comerciais entre as duas partes, e ofereceu, entre outras medidas, uma linha de crédito de 10 bilhões de dólares destinada à infraestrutura para a região.[SAIBAMAIS]

Além disso, o primeiro-ministro assegurou que a China busca um "comércio balanceado" que não se centre unicamente na importação de matérias-primas, e pediu para a região gere produtos com um maior valor agregado.

Wen Jiabao conclui nesta terça-feira (26/6) no Chile sua viagem pela América Latina, que o levou anteriormente a Brasil, Uruguai e Argentina, onde manifestou sua intenção de explorar a possibilidade de criar uma zona de livre comércio entre seu país e o Mercosul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação