Mundo

Annan acha importante que Irã continue comprometido com solução de crise

Agência France-Presse
postado em 27/06/2012 17:33
Nova York - O emissário especial das Nações e da Liga Árabe, Kofi Annan, prestará contas ao Irã sobre a reunião de sábado sobre a Síria, em Genebra, para assegurar-se de que Teerã continue comprometido com a crise síria.

Annan e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, concordam na necessidade de que o Irã participe na resolução da crise síria, afirmou Martin Nesirky, porta-voz da ONU.

Annan e Ban, junto com a Rússia, concordam que o Irã deveria ser convidado para a reunião de Genebra, mas diplomatas inforaram que os Estados Unidos e União Europeia se opõem a isso.



O grupo de ação sobre a Síria, que reúne, entre outros, os cinco países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, realizará uma reunião no sábado em Genebra, anunciou nesta quarta-feira Kofi Annan.

[SAIBAMAIS]Além dos cinco membros do Conselho de Segurança (China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia), também foram convidados Turquia, Qatar e Iraque, o Alto Representante da União Europeia e o secretário-geral das Nações Unidas. Os participantes serão os ministros das Relações Exteriores.

"Os objetivos do grupo de ação sobre a Síria são identificar as etapas e as medidas para garantir a aplicação completa do plano em seis pontos e das resoluções 2042 e 2043 do Conselho de Segurança, incluindo o fim imediato da violência sob todas as suas formas", declarou o emissário.

"O grupo de ação também deve entrar em acordo sobre diretrizes e princípios para uma transição política dirigida pelos sírios que satisfaça às aspirações legítimas do povo sírio, e se entender para fazer destes objetivos uma realidade no local", acrescentou Annan.

A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, também participará da reunião. "Sim, vamos à Genebra no sábado", disse o responsável da secretaria de Estado, Philippe Reines.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação