Mundo

Candidato de esquerda à presidência conclui campanha no México

Agência France-Presse
postado em 28/06/2012 08:25

Andrés Manuel López Obrador está em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto

México - O candidato de esquerda à presidência do México, Andrés Manuel López Obrador, encerrou nessa quarta-feira (27/6), na Cidade do México, sua campanha para as eleições presidenciais do próximo domingo, com um comício para mais de 450 mil pessoas. A lei eleitoral determinou o fim da campanha para as legislativas que apontarão o novo presidente e os membros do Congresso.

Discursando para a multidão reunida no Zócalo (praza central) e nas ruas vizinhas, Obrador disparou contra seu principal adversário, o candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto, que lidera as pesquisas com quase 45% das intenções de voto. "Vamos ganhar novamente a presidência. A estratégia dos nossos adversários não funcionou, sua tentativa de impor Peña mediante a publicidade", disse López Obrador, que em 2006 foi derrotado por apenas 0,56% dos votos por Felipe Calderón, da conservadora Ação Nacional (PAN).



[SAIBAMAIS]"Fora Peña! Fora Pena" - gritava a multidão agitando bandeiras amarelas e laranjas, as cores dos partidos que apoiam López Obrador. Segundo colocado nas pesquisas, com cerca de 30% das intenções de voto, López Obrador é o candidato da coalizão de esquerda liderada pelo Partido da Revolução Democrática (PRD).

Prefeito da capital mexicana entre 2000 e 2005, López Obrador pediu a seus partidários toda a atenção contra eventuais fraudes, recordando a eleição presidencial de 2006. Peña Nieto encerrou sua campanha com um comício na cidade de Toluca, no leste do país.

Josefina Vásquez Mota, candidada do Partido Ação Nacional (PAN), ocupa a terceira posição nas pesquisas, com 24% das intenções de voto. A candidata do PAN, partido no poder desde o ano 2000, fez seu último comício na cidade de Jalisco, no oeste do México.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação