Mundo

Líder birmanesa Suu Kyi afirma estar disposta a governar Mianmar

Agência France-Presse
postado em 28/06/2012 16:25
Paris - A opositora birmanesa e Prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi afirmou nesta quinta-feira (28/6), em Paris, estar disposta a dirigir seu país no futuro, mas esclareceu que prefere concentrar-se no presente, faltando três anos para as legislativas de 2015.

[SAIBAMAIS]"Acho que todos os líderes de partido têm de se preparar para esta eventualidade, se acreditam de verdade no processo democrático", respondeu, ao ser indagada se estava preparada para dirigir seu país algum dia. "Mas não se trata de algo que eu esteja pensando o tempo todo. Na realidade, acho que a pessoa deve se concentrar no trabalho atual e, obviamente, preparar o futuro. O presente tem de estar relacionado com as esperanças da pessoa para o futuro", afirmou ainda. "Não podemos esperar até 2015 para ver como ocorrem as coisas".



Na terça-feira (26/6), a Nobel da Paz foi recebida peo presidente francês, François Hollande, que manifestou apoio à transição democrática em Mianmar. Ela pediu na ocasião que as empresas ocidentais invistam em seu país para reforçar a democracia. A Prêmio Nobel da Paz chegou a Paris trem procedente de Londres. Pouco depois, foi recebida no Palácio do Eliseu, com direito a tapete vermelho, uma honra normalmente reservada aos chefes de Estado. Com esta visita de Aung San Suu Kyi, última etapa de sua viagem europeia, a França quer manifestar seu apoio e também a disponibilidade de suas empresas para participar da reconstrução do país, depois de décadas de ditadura militar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação