Mundo

Enfermeira estoniana posta fotos de bebê morrendo no Facebook

Agência France-Presse
postado em 28/06/2012 17:57
Tallinn - Uma enfermeira causou consternação na Estônia depois de ter publicado em sua página no Facebook a foto de um bebê de três meses morrendo acompanhada de dados médicos confidenciais.

"Não sabia que eu não podia postar no Facebook fotos que tirei no hospital com meus comentários sobre o meu trabalho", reagiu ela, ao ser entrevistada pelo jornal estoniano Eesti Paevaleht.

Nenhum detalhe foi revelado sobre a enfermeira ou sobre o bebê, que estava internado no hospital da Universidade de Tartu, no sul do país.

O estabelecimento anunciou que vai abrir sua própria investigação antes de decidir uma eventual punição contra a enfermeira.

"Meus amigos escrevem sobre o seu trabalho no Facebook, e eu pensei que podia fazer isso também", declarou ao Eesti Paevaleht, reconhecendo que não tinha pedido autorização aos pais da criança para tirar a foto ou publicá-la.



Na Estônia, país báltico de 1,3 milhão de habitantes, as equipes médicas devem respeitar a confidencialidade dos dados médicos dos pacientes.

"Nós aprendemos como nos comportar nas redes sociais, mas atos desse tipo devem ser firmemente condenados", declarou Ester Pruuden, diretor da Associação Estoniana das Enfermeiras em um comunicado divulgado nesta quinta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação