Agência France-Presse
postado em 28/06/2012 18:28
São Petesburgo - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegou nesta quinta-feira (28/6) a São Petersburgo, no noroeste da Rússia, onde irá se reunir com o seu homólogo russo Serguei Lavrov para discutir a crise na Síria.Hillary também irá participar de uma conferência na segunda maior cidade da Rússia sobre o papel das mulheres na economia, antes da reunião com o ministro russo, prevista para sexta-feira, véspera de uma reunião internacional em Genebra sobre o conflito na Síria.
Este encontro ocorre no momento em que a Rússia reiterou que não apoiará uma solução imposta pelo ocidente à Síria, um dia depois da apresentação pelo emissário da ONU, Kofi Annan, de um plano que prevê a formação de um governo de transição, esfriando assim as esperanças de um acordo na reunião de Genebra.
[SAIBAMAIS]"A Rússia não pode apoiar e não apoiará uma receita imposta pelo exterior", declarou Lavrov durante uma coletiva de imprensa em Moscou. O plano de Annan deve ser discutido sábado em Genebra na presença dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (Estados-Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido).
A Rússia até este momento foi inflexível em seu apoio à sua aliada síria, para a qual continua a enviar armas, mesmo negando em diversas ocasiões seu apoio pessoal ao presidente Bashar al-Assad. A revolta na Síria e sua repressão fizeram cerca de 16.000 mortos, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.