Mundo

Opositora birmanesa Suu Kyi parte da França e retorna para Mianmar

Agência France-Presse
postado em 29/06/2012 11:21
Ministra francesa da Cultura, Aurelie Filippetti, e Suu Kyi conversam próximas ao famoso quadro da Mona Lisa, no museu do Louvre
Paris - A opositora birmanesa e prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi partiu nesta sexta-feira (29/6) da França, a última etapa de seu giro europeu, para voltar a Mianmar, anunciou o ministério francês das Relações Exteriores.

A "Dama de Yangun" foi recebida na França com as honras normalmente reservadas aos chefes de Estado. Durante sua visita se reuniu com o presidente François Hollande e com os presidentes das duas câmaras do parlamento. A prefeitura de Paris entregou a ela o certificado de cidadã de honra, status que lhe havia sido concedido em 2004, quando estava em prisão domiciliar em seu país.

[SAIBAMAIS]Em uma entrevista concedida na quinta-feira (28/6), Aung San Suu Kyi anunciou que está disposta a dirigir Mianmar se seu partido vencer as eleições legislativas previstas para 2015. A líder opositora reiterou sua confiança no processo de transição democrática de Mianmar, embora tenha ressaltado que seu país está "apenas no início do caminho".



O giro europeu de Aung San Suu Kyi começou no dia 13 de junho na Suíça. Depois viajou a Oslo, onde pronunciou um discurso de aceitação do Nobel da Paz, 21 anos depois de ter sido premiada. Aung San Suu Kyi também visitou Irlanda e Grã-Bretanha, onde foi homenageada na Universidade de Oxford, onde estudou de 1964 a 1967, e onde viveu com Michael Aris, com quem se casou em 1972.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação