Mundo

Hu Jintao comemora 15º aniversário do retorno de Hong Kong ao poder chinês

Agência France-Presse
postado em 29/06/2012 12:47
presidente da China, Hu Jintao, saúda povo de Hong Kong na chegada ao aeroporto
Hong Kong - O presidente chinês, Hu Jintao, chegou nesta sexta-feira (29/6) a Hong Kong para participar das cerimônias do 15; aniversário do retorno da ex-colônia britânica à China, quando a desconfiança dos cidadãos locais em relação à "mãe pátria" continua sendo grande.

Esta será a última visita de Hu Jintao, que deve deixar seu cargo em alguns meses, no âmbito da mudança na liderança do Estado chinês que ocorre a cada dez anos. Hong Kong vivenciou desenvolvimentos significativos desde seu retorno ao seio da China, no dia 1 de julho de 1997, declarou o presidente, que considerou que o princípio de "um país, dois sistemas" estabelecido por Pequim para tranquilizar a população há 15 anos funcionou.

[SAIBAMAIS]Segundo este princípio, Hong Kong tem o status de uma região semiautônoma. O território conservou sua moeda (o dólar de Hong Kong), seu próprio sistema judiciário, e, sobretudo, uma liberdade na imprensa e na palavra que não existe no resto do país. Hu Jintao deverá anunciar medidas para reforçar a cooperação econômica entre Hong Kong e Pequim. Há vários anos, a China tenta utilizar Hong Kong como palco de testes para internacionalizar sua moeda, o iuane.



Apesar da integração econômica crescente entre Hong Kong e China, e do apoio econômico fornecido pelo continente ao território durante as crises dos últimos anos, a desconfiança continua sendo a regra entre os habitantes da região. Milhares de cidadãos deverão sair às ruas no próximo domingo para protestar contra o desrespeito à democracia e pela intervenção de Pequim nos assuntos sociais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação