Mundo

Paraguai ficará livre para negociar se sair do Mercosul, diz presidente

Agência France-Presse
postado em 29/06/2012 13:25
Ao ser suspenso do Mercosul, o Paraguai está liberado para tomar decisões, afirmou o presidente Federico Franco
Assunção - Se o Paraguai for suspenso como sócio do Mercosul, estará livre para buscar acordos e relações com outros países, afirmou o presidente Federico Franco em uma entrevista coletiva, ao comentar sobre a sanção que deve ser aprovada por seus sócios do bloco regional.

"Ao ser suspenso, o Paraguai está liberado para tomar decisões. Vamos analisar os custos e benefícios. Vamos fazer o que for mais conveniente para os interesses do Paraguai", afirmou o presidente ao ser questionado sobre a possibilidade de estabelecer acordos comerciais diretos com Estados Unidos, China e outros blocos comerciais.

[SAIBAMAIS]Franco enfatizou que "terminou a tutela de países vizinhos", em referência a Brasil e Argentina. Os presidentes do Mercosul, que se reúnem nesta sexta-feira na cidade argentina de Mendoza, devem analisar a proposta de suspensão do Paraguai dos órgãos do bloco após a destituição de Fernando Lugo, na semana passada.



Franco disse que sua administração "quer enviar uma mensagem à comunidade internacional de que este sempre foi um país livre e independente". Depois da posse do novo vice-presidente, o senador Oscar Denis, Franco reiterou que entregará o governo no dia 15 de agosto de 2013 ao presidente escolhido nas eleições gerais de 23 de abril. Ele disse que tem como missão "colocar ordem na casa e entregar um país com governabilidade e estabilidade".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação