Mundo

Venezuela vai integrar Mercosul como membro pleno no final de julho

postado em 29/06/2012 16:01

Mendoza - A Venezuela será incorporada ao Mercosul como membro pleno em 31 de julho, no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner, no encerramento da cúpula do bloco, em Mendoza (Argentina), antes de iniciar-se a reunião extraordinária da Unasul.[SAIBAMAIS]
A Venezuela de Hugo Chávez será admitida plenamente no Mercosul durante a presidência brasileira, em movimento favorecido pela suspensão do Paraguai, que mantinha a decisão bloqueada.

A presidente do Brasil Dilma Rousseff aprovou a decisão de suspender o Paraguai. "Espero que nossa vontade coletiva seja capaz de se impor sobre os interesses individuais", declarou durante discurso.

A reunião do Mercosul decidiu suspender o Paraguai dos órgãos do bloco até que se celebrem as eleições nesse país em abril de 2013, mas não aplicará sanções econômicas. "O Mercosul suspendeu temporariamente o Paraguai até que seja realizado o processo democrático que novamente instale a soberania popular nesse país", disse Kirchner, ao divulgar a decisão do bloco que rejeitou a destituição do presidente Fernando Lugo.

Com agências

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação