Mundo

Unasul também suspende Paraguai até realização de novas eleições populares

postado em 29/06/2012 21:26
Em reunião extraordinária, a Unasul suspende o Paraguai até restabelecimento da democracia, divulgou nesta sexta-feira (29/6) o chanceler argentino. Na reunião do Mercosul também realizada hoje, ficou decidido o afastamento do Paraguai até as próximas eleições democráticas e a incorporação da Venezuela ao Mercado Comum do Sul como membro pleno.

O Paraguai era o único país que não havia se posicionado a favor da Venezuela no bloco. O país de Hugo Chávez igressa oficialmente em julho deste ao.

A presidente do Brasil Dilma Rousseff, que está à frente do bloco após o pedido de afastamento do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães do cargo de alto representante-geral do Mercosul, aprovou a decisão de suspender o Paraguai. "Espero que nossa vontade coletiva seja capaz de se impor sobre os interesses individuais", declarou durante discurso. [SAIBAMAIS]



A reunião do Mercosul decidiu suspender o Paraguai dos órgãos do bloco até que se celebrem as eleições nesse país em abril de 2013, mas não aplicará sanções econômicas. "O Mercosul suspendeu temporariamente o Paraguai até que seja realizado o processo democrático que novamente instale a soberania popular nesse país", disse Kirchner, ao divulgar a decisão do bloco que rejeitou a destituição do presidente Fernando Lugo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação