Mundo

Hamas suspende provisoriamente os trabalhos da Comissão Eleitoral em Gaza

Agência France-Presse
postado em 02/07/2012 14:39
GAZA, 2 Jul 2012 (AFP) - O movimento Hamas, no poder em Gaza, anunciou nesta segunda-feira (2/7) a suspensão dos trabalhos da Comissão Eleitoral neste território palestino, às vésperas do registro dos eleitores, passo-chave para a reconciliação nacional.

"O Hamas decidiu suspender provisoriamente as operações de inscrição (de eleitores) até que haja um consenso entre as partes envolvidas para superar os obstáculos e criar a atmosfera adequada para garantir operações de inscrição honestas e paralelas em Gaza, Cisjordânia e no exterior", indica o movimento islamita em um comunicado.

[SAIBAMAIS]O governo de Hamas autorizou em 28 de maio que a Comissão Eleitoral Central começasse a inscrever cerca de 220.000 novos eleitores, abrindo escritórios na Faixa de Gaza. Antes do anúncio, o diretor da Comissão em Gaza, Jamil al Jaldi, indicou que as inscrições seriam feitas de 3 a 14 de julho em 256 centros repartidos pela faixa.

A atualização das listas eleitorais é uma etapa indispensável para a organização das eleições previstas no acordo de reconciliação nacional palestina assinado em abril de 2011 entre o Fatah, o movimento do presidente Mahmud Abbas, e o Hamas.



O Hamas denunciou várias infrações na Cisjordânia, que levaram à prisão de um grande número de seus membros, e afirma que esta repressão impedir de supervisionar o registro de eleitores nesse território, administrado pela Autoridade Palestina do presidente Abbas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação