Mundo

Morre o designer italiano de automóveis de luxo Sergio Pininfarina

Agência France-Presse
postado em 03/07/2012 13:22
Sergio Pininfarina fala para a imprensa ao lado de Luca Cordero di Montezemolo, CEO da Ferrari, durante evento de lançamento de um automóvel Maserati, no ano de 2004
Milão - O empresário e designer italiano Sergio Pininfarina, um dos símbolos do Made in Italy, famoso por ter transformado nos anos 30 do século XX uma modesta oficina mecânica em uma das marcas mais famosas em design de carros, faleceu na madrugada desta terça-feira (3/7) aos 85 anos em sua residência em Turim (norte da Itália).

Nascido no dia 8 de setembro de 1926, chegou a ser presidente da italiana Cofindustria (1988-1992), presidente honorário da companhia familiar especializada na montagem de modelos esportivos (coupé, cabriolet) para grandes empresas construtoras e era senador vitalício desde 2005. O engenheiro desenhou modelos famosos para Alfa Romeo, Lancia, Dodge ou General Motors, e, sobretudo, a mítica Testarossa (cabeça vermelha) da Ferrari.



Formado em Engenharia Mecânica no prestigiado Politécnico de Turim, guiou por muitos anos a Ferrari, convertendo-a na marca sinônimo de elegância e estilo, combinando inovação tecnológica e beleza. "A Itália perde um de seus embaixadores mais prestigiosos", lamentou Harald Wester, dono da Maserati, enquanto o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, lamentou a morte de "um gênio do Made in Italy".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação