Agência France-Presse
postado em 03/07/2012 13:35
Haia - A acusação solicitou nesta terça-feira (3/7) autorização para apelar da absolvição do ex-chefe político dos sérvios da Bósnia, Radovan Karadzic, da acusação de genocídio, pronunciada pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII)."A acusação demanda respeitosamente a autorização para apresentar uma apelação ao veredicto de absolvição", indicou o gabinete do promotor em seu requerimento publicado pelo TPII. Radovan Karadzic, de 67 anos, foi absolvido no dia 28 de junho da acusação de genocídio em municípios da Bósnia entre março e dezembro de 1992, mas ainda é processado pelo genocídio em Srebrenica.
[SAIBAMAIS]Os juízes consideraram insuficiente o nível dos elementos de prova apresentados pela acusação. O ex-chefe político dos sérvios da Bósnia também é acusado de outras nove acusações de crimes contra a humanidade e crimes de guerra cometidos durante a guerra da Bósnia, que provocou 100 mil mortos e 2,2 milhões de deslocados entre 1992 e 1995.
Cerca de 8.000 homens e adolescentes muçulmanos foram assassinados durante o massacre de Srebrenica (leste da Bósnia) em julho de 1995, o pior massacre cometido na Europa depois da Segunda Guerra Mundial. Radovan Karadzic foi detido em julho de 2008 em Belgrado depois de se esconder durante treze anos. Alegou não ser culpado e se defende sozinho em seu processo, que começou em outubro de 2009.