Mundo

Otan cobra da Síria solução política para crise que o país atravessa

postado em 05/07/2012 12:25
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen, pediu nesta quinta-feira (5/7) que a Síria procure uma solução política para a crise que atravessa o país. Ele também fez um alerta à Síria para que incidentes, como o que ocorreu com o caça turco, não aconteçam novamente.

;Eu espero que as autoridades sírias façam tudo o que podem para evitar qualquer escalada da violência e qualquer incidente inaceitável como o que vimos quando o avião turco foi abatido;, afirmou.;A Turquia pode contar com a Otan e nós estamos preparados para defender a Turquia se for necessário;, adiantou.

Um caça turco F 4 Phantom foi abatido no dia 22 de junho pelas forças de segurança da Síria. Os dois países, no entanto, discordam do local onde o incidente ocorreu, se foi no espaço aéreo internacional ou sírio. Depois do incidente, a Turquia fez uma consulta aos seus aliados com base no Artigo 4; do tratado de fundação da Otan, que permite a qualquer país-membro da organização solicitar consultas caso considere que foram violadas a integridade territorial, a independência política ou a segurança.



;Todos concordamos que não há solução militar para a crise na Síria. Precisamos de uma solução politica;, afirmou Rasmussen.

Ontem (4/7), a Turquia divulgou que foram encontrados os corpos dos dois pilotos do caça abatido pelas forças sírias de segurança. Eles foram encontrados no Mar Mediterrâneo, após duas semanas de busca.

Para a Turquia, o abate do caça pela Síria foi considerado uma ameaça à paz. O presidente sírio, Bashar Al Assad, lamentou o episódio e alegou que a aeronave estava no espaço aéreo da Síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação