Mundo

Ex-governador do Arizona é detido brevemente na fronteira com o México

Agência France-Presse
postado em 06/07/2012 10:42
Los Angeles - O ex-governador do Arizona, Raúl Castro, de origem mexicana, foi detido por alguns minutos por uma patrulha de fronteira americana depois que seu marca-passo ativou um sensor de radiação no momento em que o idoso de 96 anos seguia para Tucson.

Castro, que foi embaixador dos Estados Unidos em El Salvador, Bolívia e Argentina, viajava de sua casa em Nogales (na fronteira com o México) até Tucson para celebrar o aniversário de 96 anos, quando o veículo disparou o alarme de um posto de controle rodoviário, informou o jornal Arizona Republic.

[SAIBAMAIS]O primeiro e único governador latino (1974-1977) do Arizona havia sido submetido a um procedimento médico um dia antes para controlar o funcionamento do marca-passo, explicou Anne Doan, que acompanhava Castro e sua esposa Patricia. "Estou horrorizada que os agentes tenham tão pouco conhecimento e interesse no bem-estar dos idosos de Nogales", disse Doan, amiga do casal, antes de afirmar que o ex-governador foi obrigado a esperar sob um sol de 40 graus.



Castro foi detido em 12 de junho e interrogado durante 45 minutos, segundo amigos, e 10 minutos, segundo a patrulha rodoviária. Os documentos do idoso também foram averiguados. O ex-governador afirmou que entende o trabalho dos policiais. "Mas depois que me identifiquei, expliquei quem era e disse que estava sob cuidado médico e tinha um marca-passo, imaginava que teriam mais consideração comigo, mas isto não aconteceu", declarou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação