Agência France-Presse
postado em 06/07/2012 10:53
Beirute - O general sírio Munaf Tlass, ligado à família de Bashar al-Assad e amigo de infância do presidente, que foi afastado do cargo há mais de um ano ou em março, dependendo da fonte, desertou, informou uma fonte próxima ao regime de Damasco.Tlass é o oficial de maior prestígio a desertar do Exército desde o início da crise. "O general Munaf Tlass desertou há três dias e parece que deixou a Síria", disse uma fonte ligada ao regime, que disse que o desertor era general da Guarda Republicana, a unidade de elite do governo. Tlass está em viagem para Paris, anunciou o chanceler francês, Laurent Fabius, confirmando uma informação divulgada por uma fonte que pediu anonimato em Damasco.
Em uma rápida declaração na conferência de países Amigos do Povo Sírio, Fabius confirmou a deserção, sem citar o nome do general, e disse que ele viaja a Paris. A esposa e a irmã de Tlass já estariam na capital francesa. De acordo com a fonte síria, Tlass foi afastado de suas funções há mais de um ano por ser considerado pouco confiável.
O oficial, filho do general Mustafah Tlass, ex-ministro da Defesa e amigo de Hafez al-Assad, pai do atual chefe de Estado, integrou a classe privilegiada do regime. Natural de Rastan, na província de Homs (centro), hoje nas mãos dos rebeldes, este sunita de 40 anos foi amigo de infância de Bashar al-Assad.
[SAIBAMAIS]Tlass tentou coordenar missões de conciliação entre o poder e os rebeldes em Rastan e em Deraa (sul), mas não teve sucesso. Há meses abandonou o uniforme e estava em Damasco, onde deixou crescer o cabelo e a barba. Outra fonte na capital síria afirmou que a ruptura do general com o regime aconteceu após um ataque em março contra Baba Amr, um bairro de Homs controlado pelos rebeldes. Ele se recusou a liderar a unidade que recebeu a missão de reconquistar o setor e Bashar al-Assad o teria afastado de seu cargo.
De acordo com amigos do general, toda a família de Tlass está no exterior, incluindo seu irmão Firas, um empresário que mora em Dubai. Seu primo Abdel Razzak Tlass é o comandante em Homs da brigada Faruk, uma unidade de combate do Exército Sírio Livre (ESL), formado em grande parte por desertores das tropas do regime.