Mundo

Atual situação na Romênia deixa a Comissão Europeia preocupada

Agência France-Presse
postado em 06/07/2012 11:26
Bruxelas - A Comissão Europeia manifestou preocupação com a crise política na Romênia, em particular com as ações que tendem a reduzir a independência da justiça.

"A Comissão está preocupada com os atuais acontecimentos na Romênia, em particular as ações que parecem destinadas a limitar os poderes de instituições independentes, como a Corte Constitucional", afirma um comunicado da Comissão. "A norma do direito, o equilíbrio de poderes e a independência do sistema judiciário são pilares da democracia na Europa, e indispensáveis para a confiança mútua na União Europeia", completa a nota.

[SAIBAMAIS]A Alemanha já havia expressado "grande preocupação" com as reformas políticas na Romênia e manifestou sérias dúvidas sobre a legitimidade. "Como sabem, o governo (romeno) está efetuando modificações da lei sobre a Corte Constitucional", afirmou o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert.



"Esta iniciativa causa grande preocupação no Executivo alemão. A independência e a capacidade de ação da Corte Constitucional romena não devem ser questionadas", disse. As medidas são estimuladas pelo governo do primeiro-ministro Victor Ponta. O Parlamento da Romênia abriu na quinta-feira o debate sobre a destituição do presidente de centro-direita Traian Basescu, acusado pela maioria de centro-esquerda de ter infringido gravemente a Constituição, em um processo excepcional desde o fim do comunismo.

O chefe de Estado, que preside a Romênia desde 2004, rejeita as acusações. O governo de Ponta aprovou um decreto de emergência que limita as prerrogativas da Corte Constitucional, que não poderá mais se pronunciar sobre as decisões do Parlamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação