México - Gabriel García Márquez, prêmio Nobel de literatura 1982, padece de demência senil, revelou seu irmão Jaime, que fala por telefone diariamente da Colômbia com o escritor para lhe refrescar a memória, publicou nesta sexta-feira (6/7) o jornal El Universal em seu site.
"O que ele tem são alguns conflitos de memória; na família todos sofremos de demência senil, e eu também já começo a ter alguns problemas e por isso ele já tem os estragos", disse Jaime García Márquez durante uma conferência magistral que fez no balneário colombiano de Cartagela e cujos discursos são publicados pelo jornal mexicano.
Jaime García Márquez lembrou que seu irmão começou a apresentar sintomas de demência senil em 1999 quando teve um câncer linfático que quase o levou à morte e o tratamento de quimioterapia que recebeu acelerou o processo de doença mental.
O autor de "Cem Anos de Solidão" comunica-se quase diariamente com seu irmão na Colômbia.
Gabriel García Márquez celebrou em março seu aniversário de 85 anos com sua mulher Mercedes, seu velho amigo Álvaro Mutis e outros artistas próximos em sua casa do sul da Cidade do México, onde vive desde 1961.