Mundo

Parlamento romeno aprova destituição do presidente acusado de violar leis

Agência France-Presse
postado em 06/07/2012 21:34
Bucareste - O Parlamento da Romênia aprovou nesta sexta-feira (6/7) a destituição do presidente Traian Basescu, acusado pela maioria de centro esquerda de violar a Constituição, em uma decisão que ameaça a democracia e preocupa a Europa.

Do total de 432 senadores e deputados, 256 votaram pela destituição de Basescu, que precisa ser confirmada por referendo, previsto para o próximo dia 29 de julho.

Até o referendo, a presidência será ocupada por Crin Antonescu, líder da União Social Liberal (USL), coalizão que chegou ao poder em maio após uma moção de censura.

Antonescu foi eleito presidente do Senado na terça-feira, em uma votação polêmica.

A coalizão, formada por social democratas (PSD), Partido Nacional Liberal (PNL) e Partido Conservador (PC), cujo presidente e fundador foi um colaborador da polícia política da ditadura, acusam Basescu de violar a Constituição ao extrapolar seus poderes para impor "medidas de austeridade que empobrecem a população".



Basescu rejeitou nesta sexta-feira as acusações e denunciou a tentativa da USL de "controlar todos os órgãos do Estado, especialmente a Justiça".

"Tenho a consciência tranquila porque cumpri com meu dever para com o meu país e meu povo", disse Basescu antes da votação.

A grande popularidade de Basescu começou a declinar em 2010, quando adotou um duro plano de ajuste econômico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação