Agência France-Presse
postado em 09/07/2012 16:59
Londres - O imã radical Abu Hamza recorreu de sua extradição para os Estados Unidos na Alta Câmara da Corte Europeia de Direitos Humanos (CEDH) de Estrasburgo (França), confirmou nesta segunda-feira (9/7) o Ministério britânico do Interior.Em uma decisão emitida no dia 10 de abril, a CEDH autorizou o Reino Unido a extraditar Abu Hamza e outros quatro islamitas, mas bloqueou a sua entrega por três meses, até que fosse concluído o prazo de apelação.
"Abu Hamza solicita que seu caso seja enviado à Alta Câmara da CEDH. O veredicto não será definitivo até que se tenha tomado uma decisão sobre sua solicitação", declarou uma porta-voz do Ministério do Interior, indicando que o imã radical continuará na prisão.
Ex-imã da mesquita londrina de Finsbury Park, Abu Hamza - também conhecido como Mustafa Kamal Mustafa- é acusado pelos Estados Unidos de ter participado de sequestros de turistas ocidentais no Iêmen, de ter ajudado a erguer um acampamento de treinamento terrorista no estado do Oregon e de ter ajudado a financiar o treinamento no Oriente Médio de candidatos à guerra santa.
Abu Hamza, que tem um gancho em lugar de sua mão direita e um olho de vidro, foi condenado em fevereiro de 2006 a sete anos de prisão no Reino Unido por incitação ao assassinato e ao ódio racial.