Mundo

Embaixador sírio no Iraque deserta e mostra fragilidade do governo de Assad

postado em 12/07/2012 08:00
Nawaf Fares renuncia e vai para a oposiçãoO anúncio da deserção do embaixador da Síria no Iraque, Nawaf Al-Fares, ontem, pode ser um importante passo no enfraquecimento do regime de Bashar Al-Assad. Sob a justificativa de que não concordava mais com a violenta repressão aos opositores, Al-Fares é o primeiro diplomata de alto escalão a se voltar contra o ditador. O anúncio ocorre após vários membros importantes do Exército sírio terem abandonado as fileiras, durante as últimas semanas. O argumento do embaixador vai contra o discurso de Al-Assad de que a crescente violência no país ; com mais de 15 mil mortos desde o início dos levantes, em março de 2011; seria culpa de ;terroristas;.

Al-Fares era conhecido pela relação de proximidade com as forças de segurança sírias. Acredita-se que a desistência possa ter sido influenciada pela deserção, na semana passada, do general de brigada Manaf Tlas. Ambos são sunitas e podem representar um incentivo para que outros integrantes do governo e do exército abandonem seus cargos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação