Mundo

Avalanche na França deixa nove alpinistas mortos e quatro desaparecidos

Agência France-Presse
postado em 12/07/2012 10:38
Alpinistas observam o Mont Maudit, na face norte do Mont-Blanc
Chamonix - Ao menos nove alpinistas de nacionalidade espanhola, alemã, britânica e suíça morreram nesta quinta-feira (12/7) em uma avalanche no Mont-Blanc, nos Alpes Franceses, que também deixou nove pessoas feridas e quatro desaparecidas, indicaram as autoridades.

Trata-se de uma das avalanches mais mortíferas dos últimos anos neste maciço. Entre os nove falecidos foram identificados um suíço, um alemão e dois espanhóis, indicou Philippe de Rumigny, prefeito do departamento francês da Alta Saboya. Um primeiro balanço havia anunciado a morte de dois suíços e de dois alemães. Os três últimos corpos descobertos sob a avalanche pela manhã seriam os de três alpinistas britânicos que estavam entre as sete primeiras pessoas desaparecidas, indicou a prefeitura.

Os socorristas continuam buscando quatro alpinistas. Segundo o coronel Bertrand François, comandante do grupo de gendarmaria da Alta Saboya, existe uma chance de que tenham escapado da avalanche porque iam mais rápido ou porque caminhavam por outro itinerário. Nove pessoas com ferimentos leves foram hospitalizadas e outras duas foram resgatadas ilesas sob a avalanche. O hospital de Chamonix instalou uma câmara-ardente para receber as famílias das vítimas.

Na metade da manhã, as equipes de resgate francesas seguiam trabalhando no local da avalanche, a mais de 4.000 metros de altitude, com o apoio de equipes de resgate italianas. O ministro do Interior francês, Manuel Valls, que visitará Chamonix (centro-leste) durante o dia, expressou sua "grande tristeza" e sua "grande emoção" e assegurou que "a busca segue em andamento para tentar encontrar os desaparecidos". As autoridades terão agora que investigar a origem da avalanche, que surpreendeu três grupos de montanhistas quando estavam no Mont Maudit, na face norte do Mont-Blanc, o segundo percurso mais movimentado para subir a montanha e que nesta época do ano está cheio de turistas.



O alarme foi dado por um dos feridos nesta quinta-feira às 3h25 GMT (0h25 de Brasília), explicou a gendarmaria. Segundo a prefeitura, a avalanche é "a mais mortífera destes últimos anos". "Uma placa de 40 centímetros de espessura se desprendeu", indicou o prefeito da Alta Saboya. Por sua vez, o prefeito de Chamonix, Eric Fournier, disse que não existe "nenhum boletim meteorológico que forneça previsões do risco de avalanche" e explicou que, nos setores glaciais, "uma placa ou um ;serac; (uma zona irregular da geleira) podem provocar uma avalanche".

O serviço meteorológico francês indicou que o vento na região era forte nesta quinta-feira e alcançou velocidades de 60 a 70 quilômetros. O último acidente grave nos Alpes franceses ocorreu no dia 24 de agosto de 2008, quando oito alpinistas - três suíços, um guia austríaco e quatro alemães - morreram em uma avalanche do Mont-Blanc de Tacul, uma das montanhas do maciço. O Mont Maudit, de 4.465 metros, forma parte da "via dos três montes" junto ao Mont-Blanc de Tacul e ao Mont-Blanc. Trata-se do segundo percurso mais movimentado para chegar ao Mont-Blanc, atrás apenas do caminho que passa pelo Dôme du Go;ter.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação