Mundo

Presidente do Afeganistão convida líder rebelde para disputar eleições

Agência France-Presse
postado em 12/07/2012 10:43
Cabul - O presidente afegão, Hamid Karzai, convidou nesta quinta-feira (12/7) o mulá Omar, líder dos rebeldes talibãs, a se apresentar à próxima eleição presidencial prevista no país para 2014 e a entregar as armas.

"Repito meu apelo a todos os afegãos. Os que não são marionetes de outros e que têm (apenas) problemas conosco em casa - eles são bem-vindos para qualquer negociação", considerou o chefe de Estado em um discurso à nação. "O mulá Mohammed Omar pode vir para qualquer lugar no Afeganistão. Pode abrir um escritório político, mas tem que depor as armas. Depois, com seus amigos, poderá criar um partido político, exercer a política, se apresentar como candidato para as eleições. E, se as pessoas votarem nele, muito bem. Tomará a direção do país", prosseguiu Karzai.

[SAIBAMAIS]O mulá Omar, chefe espiritual dos talibãs, foragido desde que a coalizão da Otan, dirigida pelos Estados Unidos, derrubou seu regime no fim de 2001, é um dos homens mais procurados do mundo. Em várias ocasiões, o presidente afegão convocou seus inimigos talibãs a negociações de paz, mas eles rejeitam discutir com o representante de um governo que consideram ilegítimo. Negociações que devem ocorrer no Qatar em 2012 fracassaram oficialmente.



A próxima eleição presidencial está prevista para 2014 no Afeganistão, após dois mandatos de cinco anos, máximo permitido pela constituição afegã, do presidente Karzai, eleito em 2004 mediante sufrágio universal e reeleito em 2009. Em uma entrevista publicada nesta semana pela revista britânica New statesman, um funcionário de alto escalão talibã, interrogado de maneira anônima, considerava pouco provável que em um futuro próximo os talibãs vençam a guerra que há dez mantêm contra o governo afegão e seus aliados da Otan.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação